Skip to main content
Vida_Saudavel_com_Diabetes

Vida Saudável com Diabetes

O diabetes não deve ditar o modo como você vive a sua vida. É essencial que você encontre uma maneira de continuar a viver confortavelmente.

Porém, é importante ser realista e aceitar que serão necessárias algumas alterações no seu estilo de vida para alcançar o sucesso com seu tratamento. Tente ver essas mudanças como movimentos positivos que irão enriquecer sua vida e saúde como um todo. Lembre-se: estas mudanças serão vitais se você quiser ter controle sobre o diabetes, ao invés de ele controlar você.

Quando seu diabetes for diagnosticado, você pode pensar que todas as suas atividades preferidas serão suspensas. Levante a cabeça e coloque a sua mente para trabalhar, no intuito de encontrar maneiras de continuar desfrutando delas, mesmo com diabetes.

Experimente, você vai aprender por tentativa e erro quais são seus limites e como superá-los. Não há nada absolutamente proibido, mas você terá que agir com mais cuidado do que está acostumado.

Depois de criar sua nova rotina, você vai perceber que ainda existe muita flexibilidade para suas atividades do dia a dia. A sua equipe de saúde poderá ajudá-lo a encontrar formas de continuar a viver a sua vida, como você preferir.

Dicas para viver a vida que você escolher com diabetes

Aceite o seu diabetes - Pode ser difícil se conformar com ter diabetes, mas este é o primeiro passo para viver a vida do seu jeito.

Escute a sua equipe de saúde - Siga os conselhos dos seus médicos sobre o seu estilo de vida e tratamento.

Torne-se seu próprio fiscal - Quanto mais você conhecer e entender sobre o diabetes, melhor será o controle que você terá.

Identifique metas para o seu tratamento - Trabalhe com metas para gerenciar o diabetes. Isso vai motivá-lo a alcançá-las.

Seja realista - É importante ser realista e aceitar que serão necessárias algumas alterações no seu estilo de vida, para ajuda no tratamento.

Seja proativo - Tente encontrar formas de continuar a exercer as atividades que você gosta, mesmo com diabetes.

Experimente - Você irá aprender por tentativa e erro a melhor forma de cuidar do seu diabetes.

Motive-se - Jogue futebol com seus filhos ou desfrute melhor de sua aposentadoria e pratique mais exercícios. Encontre algo que o motive e faça as mudanças necessárias para a sua saúde.

Assuma a responsabilidade pela sua saúde - É importante que você se sinta capaz de assumir a responsabilidade pelo seu tratamento e encarregue-se dos cuidados. Assim, você pode continuar vivendo a sua vida como preferir.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905