Skip to main content

Viajar de carro e diabetes - cuidados

Viajar_de_Carro_e_Diabetes_-_Cuidados

Se uma pessoa com diabetes for viajar de carro, é recomendável que faça um planejamento. Detalhes como o trajeto da viagem, tempo e lugares onde fazer as paradas para descansar e se alimentar devem ser previstos. Também é importante levar o aparelho para medir glicose em sua bagagem de mão.

É necessário, antes de iniciar a viagem, medir os níveis de glicemia e manter os valores estáveis para afastar o risco de hipoglicemia. Lembre-se de que um estado de glicose baixa faz perder os reflexos, o controle, a orientação, causa sonolência e, consequentemente, aumenta os riscos de acidente. Portanto, uma das mais importantes dicas de viagem é se alimentar periodicamente durante o trajeto.

Se chegar a se sentir mal ao dirigir automóveis, é prudente parar o veículo e usar seu medidor de glicemia.  Faça uma glicometria e, de acordo com o resultado, faça algo para contornar a situação. Se a glicemia estiver baixa (inferior a 70 mg/dl), ingira imediatamente um carboidrato, como um suco natural, refrigerante não dietético, frutas ou um sanduíche. Aguarde, no mínimo, 15 minutos antes de continuar. Já se os valores de glicemia forem muito altos, faça um ajuste nos medicamentos, de acordo com a orientação do seu médico.

Monitore com frequência os níveis de açúcar no sangue, de tal forma que, ao se normalizarem, será possível comer com toda a tranquilidade, sem excessos. E seja especialmente cuidadoso com bebidas alcoólicas.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905