Skip to main content

O que causa o diabetes?

o_que_causa_a_diabetes

Não fique preocupado: guloseimas não aumentam o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 1. Portanto, se o seu filho acabou de ser diagnosticado, tenha certeza de que não foi porque você o deixou comer tantos doces. Mas isso não significa que o açúcar seja aprovado. Comer muitos doces pode fazê-lo engordar, e a obesidade está relacionada ao diabetes tipo 2, uma condição semelhante que frequentemente nos atinge mais tarde na vida. Ensine aos seus filhos hábitos alimentares saudáveis e equilibrados.

Comer doces não influencia o seu risco de contrair diabetes tipo 1 na infância ou adolescência. Se você é pai ou mãe de uma criança com diabetes, lembre-se de dizer isso aos amigos do seu filho, já que muitas vezes as crianças mais jovens se perguntam se comendo doces terão diabetes também.

Os pais podem cair na armadilha de pensar "se apenas tivesse feito isso ou aquilo de maneira diferente, talvez nosso filho não tivesse diabetes". Mas eles não devem se culpar. Geralmente, não há nada que os pais possam fazer para evitar que a criança desenvolva o diabetes tipo 1.

Já o diabetes tipo 2 é bastante diferente. Embora doces em si não causem o diabetes tipo 2, o excesso de calorias de qualquer alimento (doces, bolos, batatas, bebidas açucaradas) ou a simples falta de exercício físico associada à comida em excesso está diretamente relacionada com a obesidade. E, se houver uma propensão genética para o diabetes tipo 2, a obesidade aumenta bastante o risco de desenvolver a doença.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905