Skip to main content

Síndrome Hiperosmolar

Sindrome_Hiperosmolar

A Síndrome Hiperglicêmica Hiperosmolar Não Cetótica é uma condição comum em pessoas com níveis muito elevados de glicemia, causados por uma grave falta de insulina. Pessoas com diabetes tipo 2 que apresentam hiperglicemia (glicemia alta) correm o risco de desenvolvê-la caso seu nível de glicose fique sem tratamento. Se você tem essa condição, sua glicemia pode atingir níveis mais elevados que 540 mg/dL.

Essa condição, na maioria das vezes, desenvolve-se lentamente e é provável que a pessoa se sinta cada vez mais indisposta. Quando o seu nível de glicose subir, seu corpo vai tentar expulsar a glicose por meio da urina. Essa perda de líquido provoca desidratação, o que fará com que você se sinta extremamente sedento, com a pele ressecada e com a sensação de estar confuso. Às vezes, as pessoas se sentem tão confusas que não percebem como estão se sentindo mal.

Se alguém com Síndrome Hiperglicêmica Hiperosmolar Não Cetótica for deixado sem tratamento, pode sentir sonolência grave e, eventualmente, entrar em coma. Altos níveis de glicose e perda de líquidos podem fazer com que seu sangue se torne mais espesso e pegajoso. Isso pode formar coágulos sanguíneos, aumentando os riscos de ataques cardíacos ou de acidentes vasculares cerebrais. Se você se preocupa ou foi diagnosticado com esta condição, deve ir ao hospital. O tratamento envolve a reposição de fluidos e a utilização de insulina para baixar o seu nível de glicose. Você também pode receber medicações para afinar o sangue, com o intuito de reduzir o risco de complicações.

Essa condição é mais comum em pessoas idosas, com diabetes tipo 2 e muitos que a desenvolvem desconheciam ter a doença. Se você for um desses casos, será tratado da mesma forma, porém, pode não precisar permanentemente do tratamento com a insulina, podendo gerenciar seu diabetes com dietas e comprimidos. Fale com a sua equipe médica para que ajudem você a elaborar um plano de tratamento adequado.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905