Skip to main content

O que é Insulina?

O_que_e_Insulina

Quando você é diagnosticado com diabetes, percebe sua equipe médica utilizando termos que talvez nunca tenha ouvido antes ou que são difíceis de compreender. Uma palavra frequentemente mencionada é "insulina". Muitos sabem que o diabetes tem relação com a insulina, mas a maioria provavelmente não poderia explicar o que significa ou qual é a sua ligação com a doença.

Em termos básicos, a insulina é um hormônio produzido no pâncreas para ajudar a controlar os seus níveis de glicose sanguínea. Quando você come, seu corpo quebra o açúcar e amido da comida e os transforma em glicose. Em seguida, essa glicose se torna o combustível para suas células. 

Os hormônios são mensageiros químicos que agem como chaves, "abrindo as portas" para as diferentes funções do seu corpo, e a insulina é a chave para abrir as portas necessárias para que glicose chegue às células do seu corpo.

O pâncreas é uma glândula atrás do estômago com células que contêm um "medidor de glicemia integrado". Em pessoas que não têm diabetes, esse medidor conhece a quantidade certa de insulina que o corpo precisa para ajudar a viagem da glicose para as células. Ele registra quando o nível de glicose no sangue sobe e responde através do envio de uma quantidade adequada do hormônio na corrente sanguínea.

Algumas pessoas com diabetes tipo 2 não produzem insulina suficiente, enquanto em outras, as células no seu corpo ignoram a insulina e não a utilizam corretamente. Isso é chamado de "resistência à insulina". Se a produção do hormônio é baixa ou você tem resistência a ele, suas células não receberão combustível suficiente e a glicose será deixada em seu sangue, multiplicando-se. É por isso que as pessoas com diabetes tipo 2 têm um elevado nível de glicose. Se essa taxa de glicemia não for controlada ou tratada, pode causar graves complicações de saúde a longo prazo.

Nas fases iniciais do diabetes, a melhor maneira de controlar seus níveis de glicemia é através de alterações em sua dieta e exercícios. No entanto, o diabetes tipo 2 é uma condição progressiva, e você pode precisar de medicamentos para controlar o nível de glicose e, eventualmente, começar um tratamento com insulina. 

Aprender como o seu corpo funciona é o primeiro passo para o gerenciamento do seu diabetes. Fale com a sua equipe médica, caso queira saber mais sobre como a insulina funciona no seu corpo e do papel que ela desempenha no tratamento da doença.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905