Skip to main content

Hiperglicemia - Tratamento

Hiperglicemia_-_Tratamento

A hiperglicemia (glicemia alta) pode se manifestar quando a alimentação, as atividades físicas e os medicamentos não estão equilibrados ou se você estiver doente. Todos nós passamos por experiências de altos níveis de glicemia ao longo do tempo. No entanto, se o nível estiver muito elevado ou se ele ficar nessa situação por alguns dias, pode se tornar um problema. Se você estiver doente ou acredita que tenha uma infecção, contate seu médico para que ele prescreva a medicação adequada.

Seu tratamento para o diabetes depende do que você faz para reduzir o elevado nível de glicose. Isso pode variar de pessoa para pessoa, mas pode ser necessário: 

  • Alterar a sua alimentação;
  • Ajustar a sua medicação e/ou insulina;
  • Aumentar a prática de exercícios.

É aconselhável discutir com a sua equipe médica qualquer alteração que você sinta necessidade em seu plano de tratamento.

Dieta

Se você estiver gerenciando seu diabetes apenas com a dieta e não existe nenhuma razão óbvia para o elevado nível de glicemia, pode ser que o diabetes tenha evoluído para uma nova fase. Não fique alarmado se isso acontecer, o diabetes tipo 2 é uma condição progressiva e exige um plano de tratamento progressivo. Fale com a sua equipe médica para decidir se é hora de utilizar medicamentos.

Comprimidos para a redução da glicose

A metformina é, muitas vezes, o primeiro tipo de medicação prescrita. Se você já toma comprimidos para controle da glicemia, mas o nível ainda está elevado, o diabetes pode ter atingido uma fase em que são necessários mais comprimidos ou tratamento com insulina. Fale com a sua equipe médica para que eles aconselhem sobre a alteração no seu tratamento.

Tratamento com insulina

Se utilizar o tratamento com insulina e seu nível de glicemia continuar alto, você vai precisar aumentar a dose de insulina. Sempre fale com sua equipe médica antes de ajustar o seu tratamento ou quando acreditar que o tratamento atual não está controlando seu diabetes de forma eficaz.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905