Skip to main content

Hiperglicemia

Hiperglicemia

A hiperglicemia é, basicamente, quando seu nível de glicemia ultrapassa sua faixa de segurança. Essa faixa está, geralmente, entre 70 e 120 mg/dL. Altos níveis de glicose podem ocorrer quando o alimento, a atividade e a medicação não são equilibrados. Também pode acontecer quando você estiver doente ou sob tensão.

Se você tem diabetes tipo 2, devido à redução da produção de insulina ou resistência à mesma, a glicose para de circular entre suas células e músculos. Isto estimula o fígado a liberar mais glicose, elevando seus níveis de glicemia.

Se não houver combustível ou energia circulando em suas células, você pode se sentir cansado. Mais líquidos serão necessários para diluir a glicose, o que fará com que você tenha sede. A única maneira que seu corpo tem para se livrar desse excesso de glicose é através da sua urina.

Foi esse sintoma que deu ao diabetes o seu nome científico de "diabetes mellitus". Diabetes significa "fluindo através de" e mellitus significa "doce como mel". A condição foi nomeada por conta do elevado volume de urina com açúcar que é encontrado em pessoas com diabetes não tratado. O fluido extra que seu corpo usa para diluir o elevado nível de glicose também pode torná-lo desidratado, o que irá deixar a sua pele ressecada.

Caso sua glicose esteja alta, você pode estar mais propenso a infecções, como a candidíase, que pode levar a uma infecção dos órgãos genitais. Após isso, os níveis de glicose aumentam, especialmente se você tiver uma temperatura alta. Quando você está doente, não são produzidos hormônios (como o cortisol e o glucagon) que estimulam o seu fígado a liberar mais glicose. Então, em momentos que você não esteja sentindo fome e coma menos, seus níveis de glicemia ainda podem estar aumentando.

Os sintomas do diabetes são os mesmos que os sintomas da alta glicemia, porque ele provoca elevados níveis de glicemia. Estes sintomas incluem: 

  • Sede
  • Alta produção de urina, especialmente à noite
  • Perda de peso
  • Falta de energia
  • Visão turva

Se você está enfrentando esses sintomas, é provável que precise ajustar o modo como está tratando o diabetes. Fale com a sua equipe médica sobre o que mudar para melhor tratar a hiperglicemia.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905