Skip to main content

Hemoglobina Glicada

Hemoglobina_Glicada

A hemoglobina glicada, ou HbA1c, é um exame de sangue que mede o nível médio de glicose durante dois ou três meses. Os resultados desses testes são uma boa indicação para saber se seu nível de glicose está sendo bem controlado. Um resultado alto de HbA1c indica que você precisa fazer algumas mudanças no seu estilo de vida e procurar conselhos para um melhor controle de seu diabetes. Isso pode ajudar a reduzir os riscos de complicações de saúde associadas ao diabetes a longo prazo.

Qual deve ser meu nível de HbA1c?

As orientações sobre o nível ideal variam. Se você tem diabetes, seu grau de HbA1c deve ser um pouco superior ao de uma pessoa que não tem diabetes, para evitar uma quantidade baixa de açúcar no sangue (hipoglicemia). A Federação Internacional de Diabetes (FID) recomenda, agora, uma meta de 6,5% de HbA1c para pessoas com diabetes. Existem evidências de que esse nível suba com a idade, o que pode explicar os motivos dos altos níveis em alguns pacientes idosos quando comparados aos resultados dos testes de glicose.

Se você puder manter um valor de HbA1c inferior a 8%, o risco de complicações com sua saúde a longo prazo será consideravelmente menor. A pessoa com um valor menor, normalmente, tem um bem-estar psicológico melhor. Eles relatam melhoras na autoconfiança e na qualidade de vida e menos quadros de ansiedade e depressão. É uma boa ideia definir o seu próprio objetivo de HbA1c com sua equipe médica, pois criar metas melhora as chances de alcançá-las. É importante lembrar que, caso seu controle glicêmico melhore, mas seu autoteste revele resultados inferiores, vai demorar algum tempo para isso refletir no seu HbA1c.

Os testes de HbA1c são confiáveis?

O teste reflete uma média do seu nível de glicose durante um certo período de tempo. Isso significa que você pode obter uma leitura aceitável de HbA1c com uma combinação de valores altos e baixos de glicose. No entanto, pode-se dizer que você tem um bom controle glicêmico, pois tende a se sentir melhor se o nível de glicose é relativamente equilibrado. Além disso, qualquer problema médico que encurte a vida dos seus glóbulos vermelhos pode reduzir artificialmente a porcentagem do seu HbA1c.

Quantas vezes tenho que verificar o meu HbA1c?

Você deve verificá-lo pelo menos a cada três meses. Isso lhe dará uma boa indicação de como tem sido o seu controle glicêmico ao longo do ano.

Após uma visita à sua equipe médica, você pode se sentir mais motivado a manter suas leituras de glicose baixas. Utilize essa motivação para abordar seus médicos com qualquer fator no seu estilo de vida que possa impedir um gerenciamento correto do seu diabetes. Eles serão capazes de aconselhá-lo sobre as alterações necessárias na sua dieta, atividade física, medicação ou regimes de insulina.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905