Skip to main content
Glucagon

O glucagon é um hormônio produzido no pâncreas. Ele aumenta seu nível de glicemia, por isso tem o efeito contrário à insulina. Seu corpo utiliza o glucagon durante períodos prolongados sem alimentos, como a noite. Se você tem diabetes tipo 2, continuará produzindo glucagon enquanto produzir alguma insulina. No entanto, se você chegar à fase em que nenhuma insulina é produzida, você também vai perder a sua capacidade de produzir glucagon.

Se o seu nível de glicemia cai muito, geralmente com níveis inferiores a 70 mg/dL, você pode desenvolver hipoglicemia. Pessoas com diabetes tipo 2 que tomam certos medicamentos, ou são tratadas com insulina para controlar a sua condição, estão em risco de hipoglicemia. Caso ela seja deixada sem tratamento, a pessoa pode ficar inconsciente e precisar de uma injeção de glucagon, porém poucos necessitam.

Injeções de glucagon

O glucagon pode ser administrado com uma injeção, da mesma forma que a insulina. Ele é apresentado em pó, com uma seringa e água. O pó é dissolvido na água antes de injetar. Você deve seguir as instruções de sua equipe médica, mas é recomendado que a metade da dose seja dada primeiramente e, depois de cinco minutos, verificar se a outra metade é necessária.

A aplicação da segunda dose pode causar efeitos secundários, tais como dores de cabeça e náuseas. No entanto, se não houver melhora após a primeira dose, a segunda deverá ser utilizada. Sua equipe médica será capaz de mostrar a você como injetar o glucagon. Se você tiver um episódio hipoglicêmico, seguir as dicas abaixo irão preparar você e as suas pessoas próximas para caso você precise de uma injeção de glucagon.

Uma ambulância deve ser chamada imediatamente se alguém com diabetes for encontrado inconsciente.

Se você está em tratamento com insulina e tem propensão a hipoglicemia, deverá levar consigo um kit de injeção de glucagon. Peça ao seu médico para receitar um para você. Certifique-se de que um familiar ou alguém próximo a você saiba como aplicar a injeção de glucagon. Fique atento à data de validade desse kit. Um glucagon com a data vencida pode ser utilizado para treino de como dissolver o pó e colocar a solução na seringa, mas nunca deve ser injetado.

Se você está planejando um período de atividades mais ativo que o habitual (como sair de férias), leve uma injeção de glucagon. A hipoglicemia é mais provável de acontecer quando você tem uma explosão  excepcional de energia. Você também deve avisar aqueles que viajam com você sobre a sua condição.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905