Skip to main content

Exame de Glicemia - Monitore os Resultados

Exame_de_Glicemia_-_Monitore_os_Resultados

Criar um diário com os resultados dos seus testes de glicemia, juntamente com um registro de como você se sentia e as atividades que estava fazendo antes de cada teste, é uma boa ideia. Inclua informações sobre seu humor, se tinha acabado de comer ou feito algum exercício, por exemplo. Para ajudá-lo a organizar e classificar os resultados, alguns medidores de glicemia têm um sistema de aviso que indica se o teste foi realizado antes ou após uma refeição. 

Seu medidor de glicose pode possuir memória interna para armazenar esses resultados, que podem mostrar a média de suas leituras de uma semana, duas semanas ou 30 dias. Isso lhe dará uma boa ideia de como sua glicemia se comportou durante esse tempo. Essas informações podem ser transferidas para um computador, onde é possível visualizá-las em mapas ou gráficos para analisar e imprimir.

Os resultados registrados no seu diário e na memória do seu medidor irão ajudá-lo a identificar como diferentes alimentos e atividades afetam o seu nível de glicose. Da próxima vez que você for se exercitar, fazer uma refeição ou a ir uma festa, por exemplo, irá perceber que essa informação é realmente útil. Sua equipe médica também irá perceber que os resultados do automonitoramento são bastante úteis para direcionar um tratamento, de acordo com as suas necessidades.

Monitorar-se sozinho pode ajudá-lo a descobrir o que você pode e não pode fazer. É uma boa ideia experimentar os alimentos, exercícios e medicação, desde que isso seja feito em conjunto com testes de glicemia regulares, sob a orientação da sua equipe médica. Fazer isso permitirá a você escolher os tipos de alimentos que come, porções caseiras e níveis adequados de atividade física. Você corre o risco de ter, temporariamente, alta ou baixa glicemia enquanto estiver descobrindo o que funciona bem. Lembre-se de sempre seguir as instruções de um profissional de saúde.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905