Skip to main content

Direção e Diabetes - Cuidados

Direcao_e_Diabetes_-_Cuidados

Se uma pessoa com diabetes for conduzir um veículo, deve fazer constantes testes de glicose e estar atenta aos sintomas da hipoglicemia, para dirigir bem e garantir a segurança no trânsito. Durante uma crise de hipoglicemia, os riscos associados à condução de veículos são grandes.

Os motoristas com diabetes geralmente não são mais propensos a acidentes do que os outros motoristas, de acordo com a maioria dos estudos. No entanto, há relatos de casos de acidentes graves devido à hipoglicemia. No estudo DCCT, a hipoglicemia foi o principal fator em 36% dos acidentes de trânsito. Em um estudo escocês, 25% dos participantes atribuíram seus acidentes rodoviários à hipoglicemia. Dos casos notificados às autoridades britânicas, 16 a 17% dos colapsos ao volante foram causados por hipoglicemia em pessoas com diabetes. 

Embora esses estudos exemplifiquem um aumento do risco de acidentes de trânsito em um pequeno número de casos, a conclusão dessa revisão foi que as taxas de acidentes para a população com diabetes não excedem as taxas dos motoristas sem diabetes. A título de comparação, uma proibição de todos os motoristas jovens do sexo masculino seria mais eficaz em termos de melhoria da segurança rodoviária, mas representaria uma inaceitável restrição da liberdade dos indivíduos.

Você deve fazer o exame de glicemia antes de dirigir e, se a glicose for inferior a 4 a 5 mmol/l (70 a 90mg/dl), deve ingerir algum alimento antes de começar a viagem. Ainda que não tenha sintomas de hipoglicemia, você não estará apto a dirigir. Mesmo que se sinta perfeitamente capaz de conduzir o veículo, quando seu nível de glicose for de 2,5mmol/l (45mg/dl), o tempo para reagir normalmente será muito lento para sua segurança. Vai levar um tempo para que você possa voltar a reagir de forma normal depois de um episódio de hipoglicemia. Em um estudo em que a glicose foi reduzida para 2,7 mmol/l (48 mg/dl), o tempo de reação foi prolongado por 20 minutos após o nível de glicose sanguínea voltar ao normal.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905