Skip to main content

Dieta para pessoas com diabetes

dieta_para_pessoas_com_diabetes

A ideia de que as pessoas com diabetes têm que ter dietas especiais, com alimentos raros e diferentes das outras pessoas, não é verdadeira.

A definição da dieta de uma pessoa com diabetes é tão simplesmente uma alimentação saudável, em quantidades moderadas e nas horas certas, não tendo nada a ver com um regime restritivo, como muitos acreditam. De fato, a dieta ideal para qualquer pessoa, comum ou com diabetes, deve ser rica em nutrientes e pobre de gorduras e calorias, tendo como base o consumo de vegetais, frutas e produtos integrais.

Você deve ter em mente que a dieta tem que ser personalizada, de forma tal que responda às suas necessidades particulares e que se ajuste ao seu estilo de vida. O profissional que elabora a dieta tem que levar em conta o que você costuma comer e os medicamentos que utiliza.

Em termos gerais, entre 50 e 60% da dieta de uma pessoa sã deve corresponder aos carboidratos, entre 20 e 30%, às gorduras, e entre 10 e 15%, às proteínas. Mas aqui está a surpresa. Essa é a composição da dieta de uma pessoa normal, mas também de uma pessoa com diabetes.

Contudo, os objetivos da dieta de um paciente com diabetes podem ser diferentes:

  • Manter os níveis da glicose e colesterol dentro dos valores normais.
  • Manter um peso saudável.  
  • Ingerir a quantidade necessária de proteínas, carboidratos, gorduras e nutrientes essenciais.
  • Nas crianças, favorecer seu crescimento.

Com relação aos grupos de alimentos, a ideia é consumir somente o açúcar que cada alimento traz naturalmente e nunca colocar mais. É importante também aprender a reconhecer quais alimentos contêm maior porcentagem de açúcar, como por exemplo, doces e sobremesas. De todas as maneiras, lembre-se de que o mercado oferece opções de alimentos que normalmente contêm grande quantidade de açúcar, como o chocolate, mas que foram especialmente modificados para suprir as necessidades das pessoas com diabetes.

Um bom conselho é que você participe de cursos de cozinha e experimente receitas novas, agradáveis ao paladar, que permitam inovar. Muitas pessoas com diabetes consideram um grande desafio preparar alimentos saudáveis e acreditam que perturbam as pessoas que convivem com elas, ao fazer exigências sobre os alimentos. Esse pensamento está equivocado; ter uma pessoa com diabetes em casa pode ser a desculpa perfeita para que todos os membros da família façam uma reeducação alimentar.

Por fim, lembre-se que todos nós temos pontos fracos e que tudo começa no mercado; se ao fazer as compras se selecionam só alimentos saudáveis, a probabilidade de “pecar” com desejos não planejados já em casa cai automaticamente.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905