Skip to main content

Dieta para Diabetes - Ceia de Natal

Dieta_para_Diabetes_-_Ceia_de_Natal

Quem nunca exagerou um pouco na ceia de Natal? Aquele que diz que nunca se deixou levar por algum dos prazeres que a vida nos oferece não está falando a verdade.

Como, então, conseguir dizer não nessa época de alegria e divertimento quando, amavelmente, nos oferecerem comidas natalinas? A variedade de pratos e especialidades dessa época nos provoca com seus diversos aromas e sabores. Lojas e mercados expõem essas delícias com destaque em suas vitrines.

Como controlar o impulso a agir de forma errônea, com o consequente arrependimento?

O ideal é se precaver e preparar com antecedência um cardápio para pessoas com diabetes. Caso isso não seja possível, sugerimos agir com discernimento durante as festas de fim de ano, para não abalar o equilíbrio o seu corpo.

Esteja preparado para o caso de uma crise, e leve sempre insulina e os instrumentos para sua aplicação. Também é importante deixar um ou mais amigos avisados sobre a sua condição, para que possam agir em uma eventual emergência.

Outro aspecto importante a ser lembrado é o consumo de álcool. É possível, sim, consumir bebidas alcoólicas, desde que de forma moderada e consciente. Lembre-se que o fígado demora um pouco mais para quebrar o álcool –  o que torna a produção de glicose mais difícil e demorada –, aumentando o risco de hipoglicemia.

Por fim, as festas de fim de ano são um importante momento de alegria e confraternização e devem ser celebradas. Quando o fizer, lembre-se de ser moderado em suas escolhas e aproveite!

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905