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Dieta Índice Glicêmico

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As revistas de saúde e estilo de vida periodicamente mostram as últimas tendências e diferentes tipos de dietas. Uma dieta que é de particular interesse para as pessoas com diabetes é a do índice glicêmico, ou dieta "IG". Isto porque alegam que este regime pode influenciar os níveis de glicose.

A dieta IG é a classificação dos alimentos com relação à taxa do aumento do nível de glicose. A classificação começa no zero e termina em 100, como a glicose pura (açúcar) que dá um patamar IG de 100. Os alimentos que se repartem em seu corpo facilmente aumentam o seu índice glicêmico rapidamente e são considerados com valores IG altos. Já os alimentos que precisam de mais tempo para serem quebrados aumentam os níveis de glicose lentamente e são reconhecidos como valores IG baixos.

Diferentes alimentos são classificados com os níveis de glicose (IG) alto, médio ou baixo. Os alimentos com um valor IG de 70 ou mais são considerados elevados, os valores entre 56 e 69 representam a média ou o valor médio, e os que se encontram na faixa de 55 ou menos são considerados baixos.

Embora este sistema possa parecer simples, tem suas complicações. Por exemplo, você precisa comer uma porção irrealista de determinados alimentos com alto valor IG (como cenoura) para que possam aumentar o seu nível de glicose. Além disso, a quantidade de gordura adicionada à sua alimentação afeta a taxa de absorção. Se você adicionar azeite ou margarina em uma batata assada, você irá baixar a classificação do IG, porque a gordura afeta o valor de IG dos carboidratos. Planejar os valores de IG de uma refeição inteira a partir de uma tabela de alimentos com IG nem sempre é fácil.

O IG é muito útil para substituir um alimento por outro. Por exemplo, poderia ser uma boa ideia substituir a batata (IG = 85), por massa (IG = 46 a 52) para a sua refeição da noite, porque isso vai ajudar a reduzir o seu risco de desenvolver hipoglicemia noturna. O valor IG é também muito útil na escolha de lanches ou aperitivos entre as refeições. Pode parecer óbvio na hora de identificar o que seria um lanche mais adequado entre uma maçã e um pacote de balas de goma. No entanto, ao se deparar com uma opção entre amendoim ou um iogurte de baixo teor de gordura, você saberia qual deles tem o menor valor IG? A resposta é o amendoim.

Há uma boa evidência científica que sugere que uma dieta rica em alimentos com IG baixo pode ajudar a reduzir o seu nível de hemoglobina glicada (HbA1c) quando comparada a outras dietas mais convencionais. Portanto, a dieta IG poderia ser útil para entender como o seu nível de glicose pode ser controlado e administrado por meio de sua dieta. No entanto, são necessárias mais investigações antes de a dieta do Índice Glicêmico ser recomendada como um instrumento geral de cuidados com o diabetes. Fale com a sua equipe médica para obter mais informações sobre como os alimentos afetam o seu diabetes.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905