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Dieta de alimentos ricos em fibras

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A quantidade de fibra alimentar contribui para uma alimentação saudável por muitas razões. Existem as fibras solúveis e insolúveis. Ambas ajudam a prevenir a constipação, mas apenas as fibras solúveis (encontradas em frutas, legumes, leguminosas e aveia) afetam o controle glicêmico. Você se sentirá mais satisfeito depois de comer pão integral – com um alto teor de fibras solúveis – do que se comer a mesma quantidade de pão branco, sem fibras.

Um alto teor de fibras solúveis também diminui o nível de colesterol no sangue. A adição de fibras (como aveia e cevada) em uma refeição aumenta a viscosidade e causa um lento esvaziamento do conteúdo do estômago e do intestino. As fibras formam uma fina película sobre a superfície intestinal e o resultado é uma lenta absorção de glicose.

Quando uma solução glicosada é misturada com grandes quantidades de água solúvel e fibras formadoras de gel, a concentração de glicose será reduzida. A fibra alimentar solúvel provavelmente tem um impacto maior sobre a ingestão alimentar com um elevado teor de glicose (como muitos lanches e guloseimas), pois tem sido difícil demonstrar em estudos de longo prazo que a adição de fibra alimentar resulta em um melhor HbA1c. Esses estudos têm sido realizados principalmente em indivíduos com diabetes tipo 2.

Na Itália, foi feito um estudo com adultos com diabetes tipo 1, para comparar uma dieta com pouca fibra a outra com alto teor de fibras, rica em frutas, legumes e verduras. Ambas as dietas continham exclusivamente alimentos naturais. A dieta com alto teor de fibras resultou em menores níveis de glicose, um HbA1c 0,5% menor e na diminuição da frequência de hipoglicemia.

Em um estudo europeu realizado com 2.065 adultos com diabetes tipo 1, o HbA1c em pessoas que ingeriram muitas fibras foi cerca de 0,3% inferior à do grupo com baixa ingestão de fibras. As frutas e legumes são boas fontes de fibras, mas as crianças no Reino Unido comem, em média, menos da metade do mínimo de cinco porções recomendadas por dia. Uma fruta fresca e pão com vários tipos de grãos podem ser uma boa base se o resto da refeição for composta principalmente de carboidratos de ação rápida.

Os pais podem fazer uso do "efeito das fibras" oferecendo uma fatia de pão integral com alguma gordura (por exemplo: margarina ou queijo) para seu filho antes de outros alimentos com alto teor de açúcar ou lanches. A combinação de fibras e gordura na refeição ajuda a diminuir o aumento do nível de glicose.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905