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Dicas de motivação para atividades físicas

Dicas_de_motivacao_para_atividades_fisicas

Sempre temos uma desculpa para não fazermos atividades físicas. Primeiro, vamos apresentar uma lista das desculpas mais frequentes dos pacientes. Veja se você se identifica com alguma:

Principais desculpas para não fazer exercícios físicos
Não tenho tempo;
Não estou a fim, estou com preguiça;
Não sei fazer nenhum esporte;
Tenho medo de me machucar;
Não consigo pagar uma academia;
Tenho medo de ir para a rua ou ao parque para fazer exercícios;
Não tem ninguém que me acompanhe.

Para fins práticos, decidimos dividir as desculpas que, de agora em diante, chamaremos de "barreiras" em seis categorias. A seguir, apresentamos uma longa lista de soluções práticas recomendadas por profissionais da área dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e de Vida Ativa da Fundación Santa Fe de Bogotá, que podem ajudar você – e os que estão ao seu redor – a ter vontade de começar a suar.

Barreiras Soluções
Falta de tempo
  • Inclua a atividade física nas suas atividades diárias. Por exemplo, se for de transporte público, desça antes e aproveite para caminhar. Se for de carro, estacione mais longe. Use as escadas. Faça exercícios quando está na frente da TV, etc.
  • Reserve momentos (de 10 minutos) livres e aproveite para se exercitar.
Falta de energia
  • Comece realizando atividades que pareçam gostosas.
  • Agende a atividade física para o dia da semana ou momento do dia em que se sinta com mais energia (e lembre-se que a atividade física aumenta o nível de energia).
Falta de habilidades
  • Escolha atividades que conheça ou que se ajustem às suas habilidades e competências.
Medo de se machucar
  • Aprenda a se aquecer e a se alongar.
  • Comece devagar.
  • Escolha atividades de baixo risco.
  • Escolha atividades de acordo com sua idade, condições de saúde e habilidades.
  • Vá a academias onde existam profissionais da área dispostos a ajudar, caso necessário.
Falta de recursos
  • Escolha atividades que não demandem muito vestuário ou instalações especiais.
  • Identifique locais perto de casa ou do trabalho, como parques, quadras de futebol, piscinas, ciclovias, etc.
Falta de motivação ou apoio social
  • Dialogue com sua família e amigos e peça ajuda.
  • Faça planos com os amigos que incluam as atividades físicas.
  • Faça novos amigos e junte-se a grupos de pessoas que fazem atividades físicas.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905