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Dicas de Condicionamento Físico e Diabetes

Como_Aplicar_Insulina_Sem_Dor
  • Planeje com antecedência comer e tomar sua insulina pré-refeição de 1 a 2 horas antes de iniciar o exercício, caso contrário, corre o risco de ter um efeito maior na redução da glicose logo no início da atividade. Se você estiver usando uma insulina de ação rápida, pode ser melhor reduzir a dose em 1 ou 2 unidades, caso você se exercite dentro de 1 a 2 horas depois da injeção.
  • Teste sua glicose antes de iniciar o exercício. Se for inferior a 5 ou 6mmol/l (90-110mg/dl), você deve comer alguma coisa antes de começar. Se tiver cetonas no sangue ou na urina, também é um sinal de que suas células estão famintas. Nesse caso, você deve esperar até que seu nível de glicose aumente antes de iniciar o seu exercício.
  • Se a glicose estiver acima de 15 a 16 mmol/l (270 a 290mg/dl), você deve verificar as cetonas antes de iniciar o exercício. Se os seus níveis de cetonas subirem, você não deve se exercitar de 1 a 2 horas depois de ter tomado insulina extra (0,05 a 1U/kg ou 0,25 a 0,5U/10lb).
  • Você pode comer algo adicional durante o exercício se a sessão demorar mais de 30 minutos. Dependendo do seu tamanho corporal, meia ou uma banana completa (ou outra fonte com 10 a 20 g de glicose) geralmente é o ideal. Descubra o que melhor combina com você. Faça testes de sangue durante o exercício e anote-os em seu diário para futura referência.
  • Faça uma grande refeição depois do exercício, de preferência com um alto conteúdo de carboidratos, como sanduíches.
  • Diminua as doses de insulina depois do exercício (antes do lanche da noite e antes de deitar por 1 a 2 unidades ou 10% a 20% de diminuição utilizando uma taxa basal temporária com uma bomba). Se você se exercitar mais de 4 vezes por semana, o aumento da sensibilidade de insulina que o seu exercício causará provavelmente será eficaz durante 24 horas. Portanto, é improvável a necessidade de baixar sua dose de insulina, já que nessa situação ela se ajusta por si só. Para a temporada esportiva, pode ser necessário diminuir sua dose de insulina consideravelmente 24 horas durante a época ativa, por exemplo, até 40% para um jogo de hóquei no gelo.
  • Se seu exercício for para perder peso, é importante diminuir a dose antes das refeições, ao invés de comer mais após o exercício.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905