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Alimentação saudável para pessoas com diabetes

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Se você tem diabetes, há algumas regras básicas que pode seguir e que irão ajudá-lo a ter uma alimentação saudável.

  • Tente envolver a família inteira na sua reeducação alimentar. Com a ajuda deles, será mais fácil seguir uma dieta;
  • Proponha-se a comer alimentos com grande quantidade de fibra, como pão integral, aveias e legumes. Isso dará uma sensação de satisfação maior, ajudando a baixar o colesterol e evitando picos de glicose no sangue;
  • Inclua no cardápio alimentos com grande quantidade de proteína e baixa gordura, como carne magra e peixe. Eles satisfarão seu apetite e ajudarão no controle de peso;
  • Limite a ingestão de gordura para controlar seu peso e reduzir o risco de doenças do coração. Comidas gordurosas incluem laticínios e refeições rápidas. 
  • Evite refeições rápidas entre as grandes refeições. Elas podem ter altas quantidades de açúcar e calorias que não o deixarão satisfeitos e podem aumentar seu peso.  
  • A maioria dos produtos de fast foods possui uma alta taxa de gordura, portanto consuma moderadamente ou em ocasiões especiais;  
  • Coma frutas e legumes regularmente;
  • Há frutas e grãos que podem conter alta taxa de açúcar. Escolha dentro de uma variedade de alimentos com fibra, como framboesas e amoras silvestres, para uma taxa mais lenta de absorção; 
  • Para evitar picos de glicose no sangue, coma frutas frescas ao invés de beber os sucos;
  • Se o seu nível de glicose no sangue estiver alto, tome água e não bebidas açucaradas para se hidratar, como o suco de fruta. Elas podem ser usadas para elevar o baixo nível de glicose no sangue;  
  • Evite "comida dietética". Na maioria das vezes, esses alimentos contêm mais calorias, já que a gordura substitui açúcares perdidos;
  • Se você tem sobrepeso, reduza a as porções de comida nas suas refeições;  
  • Se você comer a maioria do tempo saudavelmente, não há nenhum problema em comer ocasionalmente algum doce;
  • Lembre-se de que a refeição não deve ser encarada como uma medicina e deve fazer você se sentir bem. Escolha a comida que seja boa para desfrutar e cuidar da saúde;
  • Mudar a sua dieta pode ser difícil, mas lembre-se de que uma alimentação balanceada o ajudará a manter bons níveis de glicose no sangue;  
  • Você pode aprender mais sobre comer de maneira saudável com um(a) nutricionista, que pode ajudá-lo a preparar um plano de refeição balanceado, com base nos padrões alimentares e suas preferências.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905