Skip to main content

Diabetes tipo 2: Sobrepeso

diabetes_tipo_2_-_sobrepeso

Há diversos fatores que dificultam a perda de peso. Para as pessoas com diabetes, especialmente com o tipo 2, a suscetibilidade para sobrepeso e obesidade ocorre devido às seguintes situações:

  • Injetar mais insulina do que o necessário. Isso faz com que o hormônio armazene mais glicose no tecido graxo e glicogênio no fígado e músculos. Você deve consultar o médico para redefinir a necessidade ou tipo de insulina, além de criar um plano de alimentação e atividade física.
  • Algumas medicações para o tratamento do diabetes causam um aumento de peso moderado, entre elas estão as glitazonas e sulfonilureias.
  • Ingerir mais calorias do que o necessário. Para evitar isso, redefina as porções e a frequência das refeições.
  • Temer a hipoglicemia: as pessoas com essa preocupação comem com mais frequência e mais do que precisam para evitar a baixa de açúcar no sangue. Portanto, devem manter um autocontrole glicêmico maior e redefinir seu tratamento e metas.

Ter uma vida sedentária: a pessoa que faz pouca atividade física precisa de menos calorias. Por isso, um plano de alimentação que exceda à necessidade diária favorece o ganho de peso. É importante permanecer ativo e conversar com o médico para ter orientações sobre como começar a fazer exercícios.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905