Skip to main content
Diabetes_Significado_E_HistOria

Diabetes, Significado e História

Diabetes mellitus é o nome médico para o diabetes, que significa “fluindo por”, enquanto mellitus significa “doce como mel”. A doença ganhou esse nome depois de um alto volume de urina com açúcar ser encontrado em pessoas que não estão tratando o diabetes. Afinal, no passado, o diabetes era diagnosticado por meio de provas de açúcar na urina.

O número de pessoas com diabetes varia muito de país para país. Na Europa e nos Estados Unidos, estima-se que 50 milhões de pessoas tenham a doença. Mundialmente, a quantidade de pessoas com o tipo 2 deve aumentar no futuro. Em 2000, a Organização Mundial de Saúde estimou que mais de 177 milhões de pessoas tinham o problema. Mas o número de casos de diabetes no mundo pode aumentar para, pelo menos, 300 milhões até 2025.

História do diabetes

O diabetes existe desde os tempos antigos. Seus sintomas já foram ilustrados em hieróglifos egípcios de 1550 a.C. Atualmente, acredita-se que o tipo de diabetes retratado era o tipo 2 e que o diabetes tipo 1 é uma doença relativamente nova, que só foi diagnosticada nos últimos dois séculos.

Antes da descoberta do tratamento feito com insulina, o tipo 1 era fatal. O primeiro caso de um humano tratado com esse hormônio foi em 1922. No ano seguinte, um menino suíço de cinco anos começou a terapia com injeção de insulina e viveu quase 70 anos com a doença. Desde então, o tratamento com insulina continua sendo a esperança de vida para as pessoas com diabetes.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905