Skip to main content

Diabetes e a Mudança de Vida

Diabetes_e_a_Mudanca_de_Vida

Controlar o diabetes depende, em grande parte, da participação ativa da pessoa afetada, assim como em qualquer doença crônica. A educação é essencial para o acompanhamento e o tratamento do diabetes. Mas, antes, é importante ter uma definição clara de educação. Para alguns é arte, para outros é ciência. Mas se a arte for vista como a essência da forma e a ciência como um conjunto estruturado de conhecimentos, é possível chegar a uma grande definição: dar forma a um conhecimento estruturado.

Alcançar um nível de educação que garanta que sejamos capazes de cuidar da nossa saúde não é uma tarefa simples. Cuidar da saúde em uma idade madura é uma aprendizagem de vida, ainda mais quando se trata do diabetes. Sabemos que os cuidados não são apenas por um período específico, já que a doença pode surgir em qualquer momento de nossas vidas e, independentemente da idade de início, sempre nos surpreenderá.

Falar da educação em diabetes pode soar estranho para alguns, até o momento em que surgem perguntas como: O que é hipoglicemia? Como funciona o medidor de glicose? Como faço para usar a seringa? Devo usar uma injeção de insulina todos os dias? Posso comer isso? É quando uma série de questões surge que percebemos a necessidade de nos informarmos sobre o assunto.

Hoje, o médico não impõe. Ele orienta, guia, ensina e fala com o paciente e sua família para que, juntos, criem um plano de tratamento individualizado para atingir todos os objetivos terapêuticos. Da mesma forma, é possível escolher um estilo de vida melhor e um tratamento mais flexível do que o de alguns anos atrás, para garantir o conforto e a qualidade que só se consegue com a educação. Existem pessoas dispostas a agir, outros sabem pouco e preferem que a educação imponha atitudes a eles, outros, ainda, decidem ignorar a situação.

Todas as pessoas com diabetes, familiares e profissionais da saúde devem entender que o diabetes é uma condição permanente. Por isso, se é necessário viver o resto dos dias com ela, é interessante que se aprenda sobre ela. Nós convidamos você a tomar uma atitude de mudança, a participar neste processo, reforçar os seus conhecimentos, aprender com os erros, refletir e ter a humildade de aceitar ajuda quando necessário.

O educador brasileiro Paulo Freire define muito bem a educação em sua famosa frase: "A educação é um processo contínuo para a libertação dos seres humanos".

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905