Skip to main content

Diabetes Gestacional

Diabetes_Gestacional

O diabetes gestacional é aquele que se desenvolve durante a gravidez. Assim como nas outras formas de diabetes, ele é caracterizado por um elevado nível de glicose. Muitas vezes, pode ser controlado apenas com mudanças no estilo de vida. Por isso mesmo, o diabetes gestacional só deve ser motivo de preocupação se não for tratado ou controlado adequadamente. Seu médico pode dar mais conselhos para diminuir seus níveis de glicose, assim, você pode desfrutar de uma gravidez saudável.

O que provoca o diabetes gestacional?

Antes de engravidar, a insulina que você produzia era suficiente para as necessidades do seu organismo. Durante a gestação, você precisa suprir também as necessidades do bebê. Mas, se você tem diabetes gestacional, a insulina que seu corpo produz não é suficiente para os dois organismos, o que faz com que o seu nível de glicose aumente. Além disso, alterações hormonais que interferem na função da insulina também podem ser uma causa para o alto nível de glicose durante a gravidez.

Como tratar o diabetes gestacional?

O principal tratamento para o diabetes gestacional é mudar seu estilo de vida. O primeiro passo é mexer na sua dieta para reduzir o consumo de alimentos e bebidas com açúcar. Seu médico pode ajudá-la a elaborar um plano de alimentação saudável para reduzir seu nível de glicose e também sugerir que você faça exercícios regularmente.

É muito importante sempre procurar a orientação de um profissional de saúde antes de alterar sua dieta ou aumentar a quantidade de atividade física, principalmente se você estiver grávida. Ele vai acompanhar de perto o seu progresso e, se descobrir que mudanças no estilo de vida não estão controlando seu nível de glicose, pode receitar um tratamento com insulina.

O diabetes gestacional pode afetar o bebê?

Na maioria dos casos, o diabetes gestacional não afeta a saúde da criança, principalmente porque a maioria das mulheres desenvolve esta condição na etapa final da gravidez, quando os principais órgãos do bebê já estão formados. Pode existir um pequeno risco de problemas de saúde se você não tiver sido diagnosticada antes de engravidar ou se os seus níveis de glicose permanecerem elevados por um longo tempo.

Quando se tem diabetes gestacional com um alto nível de glicose, esse açúcar passa para o seu bebê, que começa a produzir insulina extra. Essa combinação de excesso de glicose e insulina pode levar ao aumento de peso do neném ao nascer. Após o nascimento, o fornecimento do elevado nível de glicose é cortado. Como ele já tinha se acostumado com essas altas taxas, corre o risco de apresentar hipoglicemia, ou seja, um baixo nível de glicose. Mas não se preocupe, isso deve durar apenas um ou dois dias após o parto.

Será que ainda terei diabetes gestacional depois que o bebê nascer?

A maioria das mulheres que desenvolvem diabetes gestacional descobre que ele passa depois que o bebê nasce, mas um pequeno número pode continuar com o diabetes. Se você teve a doença na gravidez, é provável que tenha novamente nas próximas gestações. Além disso, também tem um maior risco de desenvolver o diabetes tipo 2 na maturidade. Para reduzir o risco de diabetes a longo prazo, faça alterações no seu estilo de vida, especialmente no que diz respeito a um controle de peso saudável e à prática de atividades físicas. 

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905