Skip to main content
Diabetes_e_contagioso

Diabetes é contagioso?

Se você já se perguntou se o diabetes é contagioso, não se preocupe: ao contrário de tosses e resfriados, não se pode pegar diabetes. É importante que as crianças com diabetes e seus amigos compreendam isso. Se o seu filho foi diagnosticado com diabetes, peça à enfermeira para ir até a escola e explicar a situação aos colegas dele. Ao compreender o diabetes, é mais fácil conviver com isso.

Essa doença não é infecciosa. Isso pode ser óbvio para adultos, mas as crianças com diabetes podem ser menos confiantes em relação a isso. Por isso, é essencial dizer a todos os amigos, tanto em casa como na escola, que eles não podem "pegar" diabetes de outra pessoa. O melhor a fazer pode ser explicar isso a toda a classe assim que voltar para a escola. Peça ao profissional de saúde para ir até a escola conversar com outros alunos e professores sobre o diabetes e mostrar a eles como as injeções e os testes de glicemia são realizados. Também deve-se explicar sobre os sintomas de hipoglicemia e o que eles podem fazer para ajudar.

É especialmente importante que os adolescentes com diabetes recém-diagnosticado contem aos seus amigos sobre sua condição. Se, por qualquer motivo, isso não for feito logo após o diagnóstico, será cada vez mais provável que isso não seja dito nunca. Contar a outras pessoas é fundamental para a aceitação de seu próprio diabetes.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905