Skip to main content

Diagnóstico de Diabetes

Diagnostico_de_Diabetes

Viver com o diabetes não é fácil, especialmente nas primeiras semanas após o diagnóstico, quando há muito que aprender e as emoções podem estar à flor da pele. A boa notícia é que o diabetes pode ser controlado. A chave do sucesso é uma sólida compreensão da condição, um bom gerenciamento e uma boa comunicação entre os membros da família.

Realmente, gerenciar o diabetes tipo 1 envolve um tratamento vitalício com insulina, mas também mudanças importantes à sua rotina diária. Os cuidados com o diabetes incluem tanto o tratamento médico como a educação. Queremos que os jovens portadores de diabetes, junto de seus pais, sintam que eles podem assumir a responsabilidade do tratamento e tomar conta de sua própria vida. Você pode controlar o seu diabetes, em vez de deixar que ele controle você. Uma vez que o seu diabetes se torna manejável, outros aspectos da sua vida também vão ser.

Durante os primeiros dias, muitos podem experimentar um sentimento de decepção e pensar:   "por que eu?” ou “por que o meu filho?". Se você está nesta situação, pode ter dificuldade em aceitar o fato de que tem diabetes. Você vai precisar de tempo para examinar seus sentimentos e se ajustar, gradualmente, a esta estranha e nova situação. Nesta fase, seus médicos e enfermeiros passarão a maior parte do tempo simplesmente escutando e respondendo às suas perguntas. Em seguida, eles irão lhe ensinar gradualmente sobre o diabetes.

A maioria das coisas vão ser novas, e, inicialmente difíceis de compreender, mas pouco a pouco, tudo se encaixará. Até o final da segunda semana, você vai começar a entender como insulina e a glicose se afetam mutuamente. Descobrirá que o seu nível de glicose oscila com frequência, e que um nível ideal da glicose é uma coisa rara, mesmo para aquelas pessoas cujo diabetes está muito bem supervisionado.

É essencial que ambos os pais participem o máximo possível nos cuidados diários da criança recém-diagnosticada com diabetes. Tirar uma folga do trabalho, se possível, pode ajudar a providenciar tempo suficiente para focar no diabetes e seus cuidados.

A maioria das pessoas acha que gerenciar o diabetes em casa é mais fácil do que tinha previsto. Para sentir confiança em cuidar de si mesmo (ou, no caso dos pais, do seu filho), você deve saber o que fazer se a glicose cair em um nível muito baixo.

Você terá tempo durante as primeiras semanas para se encontrar diversas vezes com um nutricionista, bem como um enfermeiro especializado em diabetes, que podem ajudá-lo com muitas questões práticas. O diabetes é uma doença que pode causar uma série de inconvenientes, mesmo nas famílias bem-adaptadas.

Será muito útil consultar um psicólogo infantil para discutir as dificuldades que possam surgir. Desta forma, se você enfrentar problemas mais tarde, já terá estabelecido um contato, no caso de procurar ajuda.

Lembre-se de que o diabetes é difícil, mas pode ser controlado se corretamente administrado. Não tenha medo de falar sobre esta condição em família e de como ajustar o dia a dia de suas vidas.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905