Skip to main content

Cuidados com Diabetes - Timidez

Cuidados_com_Diabetes_-_Timidez

Seu diabetes estará com você 24 horas por dia. Por isso, é importante que você encontre uma maneira de aceitá-lo em sua vida de forma saudável – ou, pelo menos, parar de vê-lo como um inimigo. Inversamente, se você odiar esta doença, será difícil avançar com a sua vida sem ser negativamente afetado por ela.

Existem formas diferentes de ver o diabetes. Alguns ignoram a condição (muitas vezes com graves consequências), enquanto outros controlam demais o seu tratamento (que dita cada aspecto de suas vidas). O objetivo ideal é fazer com que o diabetes seja uma parte natural de seu cotidiano. Se você conseguir alcançar isso, a aplicação da insulina será mais uma tarefa diária, como escovar os dentes.

Aqui, destacamos três formas comuns de lidar com a doença. Você deve ter como alvo a terceira, que envolve uma atitude mais positiva.

Primeira forma: Primeiro ignorando o diabetes e comendo o que gostar, apenas tomando insulina suficiente para evitar a sensação ruim naquele momento.

Muitos adolescentes passarão por esta fase, por um período mais curto ou mais longo, e alguns nunca serão capazes de abandoná-lo, porque odeiam sua doença. Se você tiver essa atitude quando entrar na etapa adulta, existe um risco de nunca mais mudá-la. Tente ver o final da adolescência como uma oportunidade, atrevendo-se a tomar medidas e podendo fazer alguma coisa em relação à sua vida e ao diabetes.

Segunda forma: Tornando-se obcecado por diabetes, vivendo apenas para cuidar da doença de forma tão eficaz quanto possível.

"Regulador de doença" é o termo usado quando você desiste da sua vida normal e de suas metas para o futuro. Inicialmente, ambos os pais e a equipe no ambulatório estão sob a impressão de que tudo está indo muito bem. No entanto, se os esforços para se obter um perfeito controle de glicemia estão impedindo o jovem de desfrutar de atividades sociais, festas, de estar com amigos ou pernoitar em acampamentos, as coisas irão longe demais. Se isso se aplica a você, chegou a hora de dar uma pausa e começar a viver novamente.

Se o seu diabetes é estritamente controlado, é provável que acabe por ter muitos episódios de hipoglicemia ou desconhecimento de hipoglicemia, o que está longe de ser saudável.

Terceira forma: Tornando o diabetes uma parte natural da vida cotidiana.

É mais fácil dizer do que fazer, mas é possível aceitar a sua doença sem deixá-la tomar conta de sua vida completamente. Se o ato de tomar insulina tornar-se como escovar os dentes, algo diário, sem precisar de muito raciocínio, mas que você não deixaria de fazer, então você já percorreu um longo caminho.

Como você pode fazer do diabetes parte de sua vida cotidiana? Aprenda com seus amigos, observe os outros e você provavelmente encontrará alguém que tenha uma atitude que vale aprender. Tal como os jovens habituados a ter um período de aprendizagem ao escolher uma profissão, agora você pode precisar aprender com alguém como administrar seu diabetes para seguir um bom caminho.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905