Skip to main content

Cuidados com Diabetes - Acampamento

Cuidados_com_Diabetes_-_Acampamento

Participar de um acampamento ou férias educativas para pessoas com diabetes promove aos jovens a oportunidade de aumentar sua autoconfiança, pois eles fazem amizades com outras crianças com diabetes que também têm que respeitar as mesmas regras sobre insulina, dieta e exames. O programa varia de um acampamento para outro, mas na maioria enfatizam a melhoria da sua própria capacidade para controlar o diabetes. Em pequenos grupos, eles podem aprender sobre a técnica correta de aplicação de injeção, testes de monitoramento, alimentação, fisiologia e outras questões relacionadas ao diabetes.

É mais divertido tomar insulina e ver qual é o seu nível de glicose junto com seus amigos. As crianças que têm dificuldades em exames, insulina ou níveis de glicose em breve aprendem tudo sobre o diabetes a partir de seus colegas no acampamento educacional. As crianças se sentem aliviadas ao saber que os seus amigos do acampamento já sabem o que é diabetes. Eles não precisam explicar o que é hipoglicemia ou por que tomam injeções, como em muitas situações na vida diária em casa.

Muitos conhecerão novos amigos com quem manterão contato nos próximos anos. Algumas viagens educativas são feitas para crianças abaixo da idade da puberdade e enfatizam a importância de administrar seu diabetes de forma independente. Se eles conseguirem lidar com uma grande parte do diabetes sozinhos durante a sua adolescência, então será de grande ajuda na luta pela independência do adolescente, já que o diabetes não desempenhará um papel muito grande nos conflitos familiares associados à puberdade.

Durante o evento, o objetivo é que as crianças sejam capazes de participar plenamente de todas as atividades. A partir daí, eles percebem a dificuldade de ter um controle perfeito do diabetes. Algumas crianças podem até ter níveis de glicose mais elevados do que eles costumam ter em casa. A maioria das crianças será mais ativa que o normal durante o feriado e, portanto, podem ter a necessidade de baixar suas doses de insulina, especialmente na hora de dormir, para evitar a hipoglicemia noturna.

Participar de férias educacionais para pessoas com diabetes infantil também pode aumentar a confiança da criança na sua própria capacidade de administrar a doença sem a presença dos pais. Isso será espacialmente verdadeiro para as crianças que estão longe de casa, talvez, por mais de uma noite ou duas pela primeira vez na vida. Muitos pais acham um alívio estarem sozinhos e saberem que seu filho está sendo cuidado por profissionais. Verifique em sua região (cidade, estado ou país) se há alguma entidade que possa também organizar viagens, fins de semana ou outras atividades para crianças e adolescentes com diabetes.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905