Skip to main content

Controle de Peso e Diabetes

controle_de_peso_e_diabetes

Pessoas com diabetes tipo 2 frequentemente lutam para controlar o peso. Embora pareça uma batalha constante, vale a pena lutar.

Manter um peso saudável não pode impedir o progresso do diabetes, mas irá atrasá-lo. Além disso, reduz o risco de complicações relacionadas à doença. Se você perder o excesso de peso, consegue diminuir sua pressão arterial, aumentar o nível de colesterol bom (HDL) e melhorar o nível de glicose. Preocupar-se em manter o peso em um limite adequado também ajuda na saúde geral e na melhora da sensação de bem-estar.

Eu tenho sobrepeso?

Uma das melhores maneiras de descobrir se você tem sobrepeso é investigar o seu Índice de Massa Corporal (IMC). Você pode calcular esse índice dividindo o seu peso em quilogramas pelo quadrado da sua altura em metros (kg/m²). Um IMC entre 20 e 25 é geralmente considerado saudável, de 26 a 30 indica sobrepeso, e mais de 30 é um sinal de obesidade.

A forma do corpo também é importante. As pessoas que possuem naturalmente a "forma de pera", que armazenam gordura nos quadris e nas coxas, estão em menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 do que aquelas que estão “em forma de maçã", que armazenam gordura em torno da cintura. Isso é chamado de obesidade central e é a razão pela qual a medida da cintura pode ser um indicador de risco para o desenvolvimento de diabetes.

Embora a maioria das pessoas que desenvolvem diabetes tipo 2 possua uma tendência ao sobrepeso, existem exceções. Se você estiver dentro do peso saudável ou abaixo não significa que você esteja imune ao diabetes.

A perda de peso e a insulina

A insulina pode levá-lo a comer mesmo sem estar com fome. Lembre-se de verificar seu nível de glicose antes de se alimentar com alguma coisa extra. Tenha cuidado para não se exceder na comida quando seu nível de glicose estiver baixo – de 10 a 15 gramas geralmente é o suficiente.

Mesmo que você ainda continue com fome, aguarde de 10 a 15 minutos antes de comer qualquer coisa. Isso dará tempo para elevar seu nível de glicose. Caso você esteja em uma dieta para perder peso, tente diminuir sua ingestão alimentar e de insulina ao mesmo tempo. Pode ser difícil encontrar o equilíbrio certo entre a insulina e os alimentos. Sempre fale com o seu médico antes de ajustar sua dieta e as doses de insulina.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905