Skip to main content

Controle do Diabetes

Controle_do_Diabetes

Uma das metas mais importantes no controle do diabetes é reduzir o número e a gravidade dos sintomas e dos efeitos colaterais que você pode experimentar.

O diabetes não deve perturbar as atividades escolares ou o trabalho. É difícil estudar se sua glicemia estiver muito alta ou muito baixa, pois isso atrapalha a sua concentração. Durante a puberdade, seu grupo de amigos se torna cada vez mais importante. Ensinar adolescentes a equilibrar uma vida social agradável com um bom controle do diabetes é um objetivo fundamental. Com o amadurecimento da juventude para a vida adulta e ao ter uma família e filhos, esse equilíbrio torna-se cada vez mais importante. No final das contas, é essencial prevenir os efeitos colaterais e as complicações do diabetes.

Como atingir as metas de qualidade de vida?

Tradicionalmente, existem três pilares na administração do diabetes: insulina, planejamento das refeições e exercícios. O uso de insulina é primordial, essencial para a vida, uma vez que esse hormônio faz falta no seu corpo. No entanto, os outros dois pilares têm sido questionados por especialistas em diabetes, principalmente nos casos em que crianças e adolescentes estão envolvidos. Comer sensatamente é necessário, mas as refeições que são adequadas para pessoas com diabetes não precisam ser diferentes das refeições saudáveis que todos podem degustar. Igualmente, o exercício é recomendado para todos e ajudará a atingir um bom nível geral de condicionamento físico.

No passado, o exercício foi uma parte importante no tratamento do diabetes, porém estudos mais recentes não indicam uma melhora no controle glicêmico. Se os seus níveis de glicose estão elevados, com uma quantidade insuficiente de insulina, pode não ser uma boa ideia fazer exercício. Então a atividade física não é mais considerada como uma parte efetiva no tratamento do diabetes, embora seja recomendada por razões gerais.

Alguns médicos têm sugerido um quarto pilar, nomeado conhecimento. Um ditado chinês diz: "Dê um peixe a um homem e ele comerá por um dia. Ensine-o a pescar ele terá o que comer para o resto da vida".

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905