Skip to main content

Como Prevenir Diabetes

Como_Prevenir_Diabetes

Apesar de não ter cura, o diabetes tipo 2 pode ser prevenido. Mas, para evitá-lo, primeiro é necessário conhecer quais são os fatores de risco, ou seja, quais razões determinam que uma pessoa seja mais propensa a desenvolver a doença. Preste atenção, pois todas estas informações são importantes para que, no futuro, a doença não faça parte da sua vida.

Os fatores de risco do diabetes são classificados em: de natureza não modificável e da natureza modificável. No primeiro grupo se encontram aquelas características inatas, como o histórico familiar, idade e etnia. Saiba que o risco de diabetes aumenta com o passar do tempo, assim, pessoas com mais de 45 anos que apresentam indícios dos fatores de risco devem fazer exames pelo menos a cada três anos, para monitorar a glicemia.

A etnia também é um fator de risco que não pode ser modificado. Assim, descendentes de latinos, americanos nativos, afro-americanos, asiáticos e pessoas das ilhas do Pacífico têm maior propensão a desenvolver diabetes que o restante da população.

Os fatores de risco de natureza modificável são práticas que dependem de mudanças nos hábitos em seu estilo de vida. Manter uma alimentação balanceada e fazer atividade física seguindo as recomendações da frequência, duração e intensidade, ajudam a reduzir o risco do diabetes e também de outras doenças cardiovasculares.

O consumo de tabaco e de álcool também é considerado fator de risco para o diabetes e para outras doenças e deve ser evitado. Deixar de fumar e evitar o consumo de álcool estão entre os pilares fundamentais para a prevenção da doença.

Os níveis elevados de triglicerídeos e reduzidos de HDL (o “bom” colesterol), bem como a intolerância a carboidratos, são outras das condições que favorecem o surgimento do diabetes.

Você sabe o que é o pré-diabetes?

O diabetes geralmente é precedido por um estado conhecido como pré-diabetes, no qual os níveis de glicose no sangue são mais altos que o normal, mas ainda não o suficiente para caracterizar o diagnóstico de diabetes. Se uma pessoa com pré-diabetes controla sua glicemia, poderá retardar ou até prevenir o surgimento do diabetes. 

As medidas de prevenção incluem alimentação saudável, atividade física para manter um peso corporal saudável, abandono de hábitos tóxicos como tabagismo e álcool e controle doenças concomitantes relacionadas, como hipertensão ou triglicérides elevadas.

A busca por informação é o primeiro passo no processo de prevenção do diabetes; portanto continue se informando sobre a doença em nosso portal e assuma o controle da prevenção. Não se esqueça de consultar seu médico.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905