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Como evitar a hipoglicemia em pessoas com diabetes?

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Como o armazenamento de glicogênio no fígado reduz durante o exercício, existe um grande aumento do risco de hipoglicemia algumas horas após o exercício. Os músculos aumentam a sensibilidade insulínica de 8 a 10 horas, ou até 24 horas, após o término do exercício. Isso significa que você provavelmente correrá o risco de ter hipoglicemia noturna após a atividade física exaustiva.

Se você se encontrar nesta situação, comece tentando reabastecer o estoque de glicogênio no fígado e nos músculos comendo durante e após o exercício. Conta-se com uma necessidade adicional de 10 a 15 g (1/3 a 1/2oz) de carboidratos (15 a 30 g, ½ a 1 mmol/l para um adulto) para cada 30 minutos de exercício após os primeiros 30 minutos ou aproximadamente 1 g de glicose/kg de peso corporal por hora.

Você pode achar valioso experimentar diferentes quantidades de carboidratos durante um jogo de futebol, por exemplo. Quando você encontrar uma quantidade adequada, siga essa medida até comer a mesma quantidade de carboidrato extra toda vez que for jogar. Se começar a jogar dentro de uma hora depois da sua injeção, a absorção de insulina será maior e você provavelmente precisará aumentar a ingestão de carboidratos novamente ou diminuir a dose de insulina.

Lembre-se que é necessário mais do que uma refeição para reabastecer o estoque de glicogênio no fígado e nos músculos após o esforço físico pesado. Isso significa que, mesmo que tenha comido uma refeição substancial após o jogo, você pode ter hipoglicemia no final do dia ou à noite, já que o estoque de glicogênio não teve tempo de ser recarregado completamente.

Se você praticar esporte tanto pela manhã como à tarde, estará mais propenso a ter problemas com a hipoglicemia durante o jogo da tarde, pelo mesmo motivo. A hipoglicemia pode ser minimizada com reduções adequadas nas doses antes das refeições, quando se utiliza injeções múltiplas com insulina de ação rápida ou bombas de insulina. O que isso significa, na prática, é que provavelmente você precisa de uma porção adicional de alimentos à noite se tiver praticado esportes a tarde toda. Seu apetite pode lembrá-lo bem.

No entanto, mesmo que você coma mais, ainda pode descobrir que sua necessidade de insulina é baixa e pode ser necessário diminuir a dose no lanche da tarde por 1 a 2 unidades. Porém, não diminua muito, pois o fígado necessita de insulina para reabastecer o estoque de glicogênio. Se você tiver problemas com a hipoglicemia, apesar de reduzir a dose, precisa comer mais carboidratos.

É mais comum que problemas particulares sejam causados pelo aumento de atividade física combinado com o uso de álcool, já que ele bloqueia a capacidade do organismo de responder à hipoglicemia. Reações inconscientes de hipoglicemia ou convulsões hipoglicêmicas podem acontecer, caso você esqueça de diminuir sua dose de insulina na hora de deitar ou fazer um lanche adicional antes de dormir.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905