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Como começar a fazer exercícios físicos?

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Muitos médicos e profissionais de saúde falam sobre a importância de fazer exercícios físicos. Para entendermos isso, primeiro, precisamos definir seu significado.

Em termos gerais, atividade física é qualquer atividade que force o corpo a trabalhar além do normal. De um ponto de vista mais técnico, é o movimento corporal que resulta da ação muscular voluntária e que, portanto, aumenta o consumo de energia.

O sedentarismo seria, por assim dizer, o antônimo da atividade física e, assim como é importante contar os benefícios da atividade física, é igualmente essencial conhecer os riscos do sedentarismo. Você acreditaria que uma pessoa magra e sedentária corre mais risco de adoecer que uma pessoa com peso excessivo, mas que é ativa? É incrível, mas é verdade. E se falarmos concretamente do diabetes, uma pessoa sedentária tem três vezes mais riscos de sofrer dessa doença. É assim que começamos a jornada pelos benefícios da atividade física.

Benefícios da atividade física a curto prazo
  • Aumenta o nível de energia;
  • Melhora o aspecto físico;
  • Melhora a autoestima, a motivação e outros aspectos psicológicos;
  • Reduz o estresse;
  • Quando realizada com familiares e amigos, estimula o fortalecimento de vínculos;
  • Quando realizada em uma academia ou outro local com mais pessoas, estimula a criação de novos vínculos.
Benefícios da atividade física a longo prazo
  • Favorece o efeito "anti-inflamatório";
  • Ajuda a controlar o diabetes;
  • Melhora a resposta à insulina;
  • Reduz o risco de doenças cardíacas;
  • Em pessoas infartadas, evita a ocorrência de um segundo episódio;
  • Reduz o risco de hipertensão arterial;
  • Reduz os níveis de colesterol no sangue;
  • Reduz o risco de sofrer alguns tipos de câncer, como o de cólon e o de mama;
  • Aumenta a massa muscular;
  • Ajuda a melhorar a saúde dos ossos;
  • Reduz o risco de quedas, ao favorecer o equilíbrio;
  • Fortalece adultos com mais idade e os ajuda em sua independência funcional.

Como começar?

Esperamos que neste ponto você já esteja animado para calçar o tênis e começar a se exercitar. Antes disso, é prudente que você consulte um médico para que ele possa responder suas dúvidas, elaborando um plano de atividades de acordo com suas habilidades e necessidades. Comece devagar e aumente de forma progressiva. Apresentamos as recomendações sugeridas pelo centro de condicionamento físico integral da Fundación Santa Fe de Bogotá, Vida Activa:

Recomendações para começar
  • Caminhe sempre que puder, de casa até o trabalho e do trabalho para casa, quando for fazer compras, quando for à igreja, etc.
  • Se for de carro, estacione longe do local de destino para aproveitar e caminhar antes de chegar.
  • Depois do almoço, reserve alguns minutos para caminhar.
  • Marque com seus amigos planos que incluam caminhadas.
  • Saia para brincar com seus filhos.
  • Leve o cachorro para passear.
  • Evite o elevador, suba e desça as escadas sempre que puder.
  • Faça exercícios enquanto assiste à TV.
  • Assuma atividades da casa, como fazer jardinagem.
  • Evite usar aparelhos que poupem seu trabalho e faça você mesmo.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905