
Para que uma pessoa com diabetes mantenha uma alimentação saudável, não são necessárias dietas especiais e rígidas. O fundamental é ter inteligência na hora de dividir as quantidades recomendadas de nutrientes no seu dia a dia. Os principais objetivos de uma dieta para pessoas com diabetes são: manter os níveis de glicose e colesterol normais, manter um peso saudável e obter as quantidades necessárias de nutrientes essenciais, por isso a maior parte de sua alimentação deve ser constituída de carboidratos, deixando pouco espaço para gorduras e proteínas.

Composição da dieta
Como fazer o cálculo das porções? Ninguém carrega medidores e balanças para a comida, certo? E cada vez que olhamos as porções indicadas nas embalagens dos produtos ou as recomendadas nas dietas, estão em calorias, ml ou outras medidas difíceis de serem calculadas. A mão pode ser um instrumento útil para substituir os instrumentos de medição. Um punho fechado, por exemplo, equivale a aproximadamente um copo, e uma porção de carne ou algum de seus derivados não deve ser maior do que a palma da sua mão.
Outro conselho é que você limite a quantidade de gorduras ao tamanho da parte superior de seu polegar. Outra técnica para calcular as porções chama-se prato dividido, e consiste em imaginar que seu prato está dividido em quatro partes iguais. Use uma dessas frações para amidos, outra para proteína e o restante dos quartos para os vegetais! Além disso, saiba que os alimentos não devem se sobrepor, nem serem mais altos que os outros.


Às vezes, esses guias visuais podem ser difíceis de interpretar, por isso, a seguir, daremos outras dicas que podem ajudá-lo a calcular e controlar melhor suas porções:

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905