Skip to main content

Cardápio para pessoas com diabetes

cardapio_para_pessoas_com_diabetes

Para que uma pessoa com diabetes mantenha uma alimentação saudável, não são necessárias dietas especiais e rígidas. O fundamental é ter inteligência na hora de dividir as quantidades recomendadas de nutrientes no seu dia a dia. Os principais objetivos de uma dieta para pessoas com diabetes são: manter os níveis de glicose e colesterol normais, manter um peso saudável e obter as quantidades necessárias de nutrientes essenciais, por isso a maior parte de sua alimentação deve ser constituída de carboidratos, deixando pouco espaço para gorduras e proteínas.

Composição da dieta

Composição da dieta

Como fazer o cálculo das porções? Ninguém carrega medidores e balanças para a comida, certo? E cada vez que olhamos as porções indicadas nas embalagens dos produtos ou as recomendadas nas dietas, estão em calorias, ml ou outras medidas difíceis de serem calculadas. A mão pode ser um instrumento útil para substituir os instrumentos de medição. Um punho fechado, por exemplo, equivale a aproximadamente um copo, e uma porção de carne ou algum de seus derivados não deve ser maior do que a palma da sua mão.

Outro conselho é que você limite a quantidade de gorduras ao tamanho da parte superior de seu polegar. Outra técnica para calcular as porções chama-se prato dividido, e consiste em imaginar que seu prato está dividido em quatro partes iguais. Use uma dessas frações para amidos, outra para proteína e o restante dos quartos para os vegetais! Além disso, saiba que os alimentos não devem se sobrepor, nem serem mais altos que os outros.

Alguns exemplos

Ao servir-se

Às vezes, esses guias visuais podem ser difíceis de interpretar, por isso, a seguir, daremos outras dicas que podem ajudá-lo a calcular e controlar melhor suas porções:

Outros Conselhos

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905