Skip to main content

Benefícios da atividade física para pessoas com diabetes

Beneficios_da_atividade_fisica_para_diabeticos

Cada vez mais existem evidências a respeito dos benefícios das atividades físicas, seja para o corpo ou para a saúde mental. As pessoas sedentárias podem melhorar a saúde e o bem-estar praticando exercícios moderadamente e aqueles que gostam de ser fisicamente ativos têm entre 30% e 50% menos risco de sofrer patologias, como doenças coronárias, diabetes tipo 2, hipertensão arterial e câncer de cólon.

Muitas pessoas estão convencidas que, se a atividade não é vigorosa, não conseguirão beneficiar sua saúde, mas isso está longe de ser verdade. O exercício físico moderado é suficiente para conquistar valiosos benefícios. O que está errado é que a maioria das pessoas, em vez de fazerem menos, fazem absolutamente nada.

E, só para constar, nunca é tarde para começar a se exercitar. As evidências demonstram que por mais idoso ou fora de forma que seja, ou tempo de inatividade que a pessoa tenha, começar a fazer atividades físicas indiscutivelmente melhora as condições de saúde e a qualidade de vida das pessoas.

De fato, como mostra a tabela abaixo, as atividades físicas fazem bem em qualquer idade e a qualquer grupo populacional.

Adultos As evidências mostram que os exercícios fortalecem os músculos e reduzem o risco de quedas e fraturas em adultos.
Pais de família Os pais podem estimular seus filhos a se exercitarem dando o exemplo, motivando-os e facilitando-lhes oportunidades e recursos. Organize planos familiares que incluam atividades físicas, como saídas para áreas verdes, jogos e a prática de esportes.
Adolescentes Nos adolescentes, as atividades físicas aumentam a massa muscular, a força e reduzem o peso corporal. As atividades físicas neste grupo populacional são particularmente importantes porque contribuem com a formação de ossos que serão fortes pelo resto da vida.
Pessoas que querem ou precisam emagrecer As atividades físicas são fundamentais em qualquer regime de emagrecimento, pois consomem calorias e preservam a massa muscular.
Pessoas hipertensas As atividades físicas regulares reduzem a pressão arterial.
Pessoas com limitações físicas As evidências mostram também que as atividades físicas ajudam as pessoas com limitações físicas ou doenças crônicas a aumentarem seu nível de energia, sua força muscular e estado de ânimo. Além disso, ajuda as pessoas a se sentirem independentes e capazes de realizarem seus afazeres diários.
Pessoas estressadas, ansiosas ou deprimidas As atividades físicas regulares, no mínimo, aliviam o estresse, a ansiedade, a depressão e melhoram a autoimagem e a autoestima.

Agora que você já conhece os benefícios das atividades físicas, por que esperar? Ânimo! Convide todos os seus amigos para se exercitarem com você.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905