Skip to main content

Aplicação de Insulina - Iniciando o Tratamento

Aplicacao_de_Insulina_-_Iniciando_o_Tratamento

Quando o diabetes tipo 1 é diagnosticado, o tratamento com seringa de insulina é iniciado sem demora. A dose total pode ser tão elevada que chega a 1,5 ou 2 U/kg por dia (0,7-0,9 U/lb por dia) imediatamente após o diagnóstico, mas aos poucos é diminuído. Crianças menores são mais sensíveis à insulina e, geralmente, necessitam de menos U/kg. No entanto, as doses de insulina são individuais. Duas crianças da mesma idade, por exemplo, geralmente necessitam doses diferentes.

Tratamento com insulina: 2 doses

No Reino Unido e em muitos outros países, a maioria das crianças começa o tratamento do diabetes com duas injeções por dia. Muitas vão usar combinações ou misturas de insulina de ação rápida ou curta e de ação intermediária antes do café da manhã e antes da merenda da tarde.

Essas doses e misturas se adaptam à quantidade das refeições e aos níveis de atividades normais. Com o tratamento de duas doses, é essencial que a última refeição do dia seja imediatamente antes de dormir para evitar a hipoglicemia noturna.

Tratamento com insulina: 3 doses

Um tratamento de três injeções de insulina geralmente combina a de ação rápida ou curta e a de ação intermediária para o café da manhã. Depois, a de ação rápida e curta é utilizada para o lanche da tarde, após o retorno da escola, e, por fim, usa-se a insulina de ação intermediária na hora de deitar.

Esse pode ser um regime adequado para uma criança menor, especialmente se for difícil encontrar alguém que possa aplicar a dose da hora do almoço na escola ou na creche. Uma combinação de ação rápida ou curta e de ação intermediária para o café da manhã também pode ser uma boa solução para o adolescente, que tende a esquecer as doses de insulina na hora do almoço ou quando está na escola com seus colegas. Para esses casos, uma alternativa pode ser utilizar a insulina pré-misturada com uma caneta.

Tratamento com insulina: injeções múltiplas

Na Suécia, Estados Unidos e em muitos outros países, é comum a utilização de um tratamento com injeções múltiplas. Ele consiste em doses de insulina de ação rápida antes das refeições, assim que o diabetes aparece, mesmo em bebês e crianças.

Em alguns lugares, as crianças utilizam bombas de insulina desde o aparecimento do diabetes, mas geralmente essa forma de tratamento é feita mais tarde. São utilizadas injeções múltiplas e individuais antes das refeições principais, como café da manhã, almoço, chá e aperitivos à noite. Se antes de dormir o nível de glicose for baixo, será preciso uma aplicação extra.

A insulina se ajusta em relação ao conteúdo de carboidratos na refeição. Antes do almoço, doses elevadas de insulina são necessárias em relação à quantidade de alimento na refeição. Isso se deve em parte pelo aumento dos níveis do hormônio do crescimento, em parte por uma redução no tempo do efeito da dose de insulina na hora de deitar.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905