Skip to main content

Aplicação de Insulina Fora do Horário

Aplicacao_de_Insulina_Fora_do_Horario

Caso você tenha sido diagnosticado com diabetes há um tempo e esteja confiante sobre seu tratamento com insulina, confira nossas dicas. Se você se sente um pouco inseguro, fale com seu médico ou procure um hospital ou clínica de diabetes.

Se você esqueceu a injeção antes das refeições (tratamento com injeções múltiplas)

Se você se lembrar imediatamente após ter feito a refeição, tome a mesma dose de insulina ou diminua por uma unidade ou duas. Se 1 ou 2 horas se passaram, você pode tentar tomar metade da dose. Se um longo tempo se passou até você se lembrar, aumente algumas unidades na sua próxima injeção antes de uma refeição, mas meça seu nível de glicose antes.

Se você esqueceu de tomar a injeção antes de deitar (tratamento com injeções múltiplas)

Se você acordar antes das 2 horas da manhã, ainda pode tomar insulina, mas deve diminuir a dose em 25 a 30% ou 1 a 2 unidades por cada hora que se passou desde o tempo normal de injeção. Se você esqueceu há menos de 5 horas do horário habitual, pode medir a glicose e tomar uma injeção de insulina de ação curta. Experimente, também, uma dose com um terço ou um quarto do número de unidades da injeção de insulina de ação intermediária antes de dormir. No entanto, nunca injete mais de 0,1 U/kg (0,5 U/10 lb) de peso corporal de uma vez.

Se você se esqueceu de tomar a dose da tarde e a de antes de dormir, pode tomá-la quando lembrar caso só tenham se passado algumas horas. Se, nesse período, sua glicose subiu, pode ser necessária uma pequena dose de insulina de ação rápida. Se você se lembrar apenas de manhã, tente tomar aproximadamente metade da dose que deveria ter tomado à noite.

Caso acorde com alto nível de açúcar no sangue, sentindo náuseas ou com níveis elevados de cetonas no sangue ou na urina, você apresenta sintomas de deficiência de insulina. Nesse caso, tome 0,1 U/kg (0,5 U/10 lb) do peso corporal de insulina e meça a glicose novamente após 1 ou 2 horas. Se ela não diminuir após esse tempo, tome outra dose de 0,1 U/kg (0,5 U/10 lb) do peso corporal. Se depois disso você ainda estiver se sentindo doente ou vomitar, fale com seu médico imediatamente.

Se você esqueceu de tomar a injeção durante o tratamento de duas vezes por dia

Se você esquecer a dose pela manhã, tome a mesma quantidade ou diminua a dose de ação curta (ou ação rápida) por 1 ou 2 unidades, caso lembre imediatamente depois de ter comido. Se você se lembrar uma ou duas horas depois, tente diminuir parte da dose de ação rápida ou curta pela metade e parte da ação intermediária por cerca de 25%.

Se você se lembrar da sua injeção mais tarde, meça a glicose antes da próxima refeição e tome apenas a insulina de ação rápida ou curta. Se você estiver usando insulina pré-misturada, não será possível diminuir apenas um dos componentes. Nesse caso, tome uma dose menor quando você se lembrar ou utilize apenas insulina de ação rápida ou curta até que seja a hora da próxima injeção.

Se você esquecer sua injeção de tarde e lembrar durante a noite, tome uma dose menor de insulina de ação intermediária antes de dormir. Um pouco mais da metade deve ser suficiente, mas você deve testar a quantidade com o controle de glicose. Provavelmente você precisará também de uma injeção de insulina de ação rápida ou curta na hora do lanche da noite. Tente a mesma dose (ou algumas unidades a menos) em vez da ação rápida ou curta na hora da sua injeção da noite. E não se esqueça de verificar sua glicose à noite para evitar a hipoglicemia.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905