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Alimentos para pessoas com diabetes

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A pirâmide alimentar é uma ferramenta que as pessoas com diabetes podem utilizar para a composição de uma alimentação saudável. Os alimentos na base da pirâmide são os que podem ser ingeridos em quantidade maior, já os que estão na ponta são os que devem ser limitados ao máximo.

A pirâmide do diabetes tem quatro níveis: na base se encontram as féculas ou amidos. No patamar seguinte os vegetais e as frutas. Depois, o leite, a carne e seus substitutos e, por último, as gorduras e doces. Lembre-se de que este é só um guia e que sempre se deve consultar um profissional especializado antes de fazer os ajustes necessários, de acordo com suas exigências e necessidades.

Amidos

Exemplos de amidos são: o pão, os cereais, as massas, grãos como arroz, milho, aveia e trigo e alguns tubérculos como a batata. Feijões e lentilhas também fazem parte do grupo dos amidos.

Este grupo de alimentos aborda carboidratos, vitaminas, minerais e fibras. Comê-los é importante para qualquer pessoa; por isso eles devem ser inclusos em todas as refeições. Para ingerir amidos de forma saudável, eles devem ser comprados na sua forma integral e deve-se evitar fritá-los.

Vegetais

Os vegetais fornecem vitaminas, minerais e fibras. Recomenda-se a ingestão de três a quatro porções por dia. Para ingeri-los saudavelmente, prepare-os crus ou cozidos em água ou caldo, sem agregar molhos ou temperos; melhor temperá-los com vinagre e limão ou cebola picada e alho, além de ervas e especiarias a gosto.

Frutas

As frutas suprem o corpo com carboidratos, vitaminas, minerais e fibras. Comer entre duas e quatro porções por dia, cruas ou cozidas, ou na forma de suco. Contudo, lembre-se de que ingeri-las inteiras – e não no suco – sacia mais e fornece quantidades maiores de fibras.

Leite

O leite supre o corpo com proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, em especial o cálcio. Quando for comprar leite, tenha em mente que ele deve conter baixo teor de gordura ou ser desnatado. Faça o mesmo quando for comprar iogurtes.

Carne e seus substitutos

Os substitutos da carne incluem frango, aves, peixe, ovos e queijos. Eles proporcionam ao corpo proteínas, vitaminas e minerais e devem ser consumidos em quantidades pequenas (entre 110 g e 200 g por dia).

Como conselho: retire a gordura da carne antes de prepará-la; o cozimento pode ser na grelha, na chapa, no forno, ao vapor, cozida ou no micro-ondas; para dar sabor, usar vinagre ou limão, molho para carne, molho de tomate, molho de soja ou picante e adicione ervas e especiarias de acordo com o seu gosto. Retire a pele do frango e das aves. O ovo deve ser cozido mas, se for fritá-lo, faça-o em azeite de oliva, de canola, ou margarina. Já os queijos devem ser magros.

Gorduras e doces

Uma pessoa com diabetes deve reduzir ao máximo a quantidade de doces e gorduras da sua dieta. Quanto menos consumir, melhor será o controle sobre o peso e os níveis de glicose e colesterol no sangue.

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas não contêm nutrientes, mas, ao contrário, têm abundantes calorias. Além de comprometer outros aspectos da saúde, afetam negativamente os níveis da glicose no sangue e a quantidade de gorduras no corpo, razão pela qual devem ser evitadas a todo custo.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905