Skip to main content

Álcool e diabetes - cuidados

Alcool_e_Diabetes_-_Cuidados

Você não precisa deixar de beber completamente só porque tem diabetes. Compreender como o álcool afeta sua glicose é a chave para evitar qualquer problema. Complicações de saúde fatais devido ao uso de álcool são raras em pessoas com diabetes. Esses problemas geralmente ocorrem quando a pessoa está com a consciência muito alterada pelo abuso da bebida e não reconhece que sua glicose está perigosamente baixa (hipoglicemia severa).

Se você usa insulina, você terá que ser muito cuidadoso em relação à quantidade de bebida alcoólica que deve ingerir. Alguns medicamentos (em particular, a metformina) interagem com o álcool, o que pode causar problemas. As bebidas também são muito calóricas, por isso é uma boa ideia cortá-las se você está tentando perder o excesso de peso. Existem também alguns passos simples que você pode seguir para beber moderadamente.

Por que é perigoso beber muito álcool?

O álcool dificulta a habilidade do fígado de produzir glicose, porque fica ocupado degradando o álcool que você ingeriu. A produção de alguns dos hormônios que ajudam a aumentar a glicose também é afetada e tem seu efeito reduzido. Esses fatores biológicos associados tornam o risco de hipoglicemia (baixo nível de glicose) muito maior. O efeito vai durar todo o tempo necessário para que o fígado degrade o álcool do seu corpo. Portanto, se você beber durante a tarde, pode correr o risco de ter hipoglicemia durante toda a noite e também na manhã seguinte.

Se você estiver usando insulina, fale com a sua equipe médica sobre como ajustar a dose da medicação depois de ingerir álcool. Eles podem recomendar uma quantidade inferior tanto na hora de dormir como antes do café da manhã, para evitar a hipoglicemia. Além disso, você precisa ser capaz de pensar com clareza para que possa administrar a quantidade correta de insulina no momento certo. Também é importante estar apto a reconhecer se você está se sentindo mal porque seus níveis de insulina estão baixos ou porque está entrando em estado de hipoglicemia alcoólica.

Todos nós deveríamos ter cuidado com a quantidade de álcool que bebemos, mas se você tem diabetes tem que tomar cuidados extras. Siga os nossos passos para beber moderadamente e você será capaz de desfrutar de uma bebida e, ao mesmo tempo, reduzir a probabilidade de complicações.

Revisado em: Nov/2016. 059528-160905