Skip to main content

Cuidar dos seus pés

Onetouch

O diabetes e os seus pés: dicas para cuidar dos pés5

Os níveis elevados de açúcar podem provocar danos neurais que podem conduzir à perda de sensibilidade nos pés. Pessoas com diabetes estão mais suscetíveis a ter lesões e infecções nos pés. O mau tratamento de feridas também é um risco quando os níveis de açúcar no sangue são elevados, o que pode resultar em úlceras nos pés que, sem tratamento, podem levar a amputações.

Veja algumas dicas para manter os seus pés saudáveis:

  • Administre o diabetes de forma a manter os níveis de glicose no sangue dentro do intervalo desejado, com a ajuda do seu médico.
  • Verifique os pés diariamente.Tente fazê-lo num intervalo de tempo regular, todos os dias, quando lavá-los ou quando se descalçar ao fim do dia. Verifique a planta dos pés, as unhas e entre os dedos. Procure cortes, bolhas, inchaços e vermelhidão.
  • Lave os pés diariamente.
    Use sabão neutro e água morna, seque cuidadosamente, especialmente entre os dedos, e aplique creme hidratante. No entanto, não aplique o creme entre os dedos, pois isso pode promover o aparecimento de microorganismos.
  • Cuide das unhas dos pés.
    Se possível, corte-as quando for necessário. Use uma lixa para eliminar as extremidades pontiagudas e evitar que as unhas cresçam e penetrem na pele. Procure ajuda para cuidar das unhas dos pés se não conseguir fazê-lo com segurança.
  • Proteja os pés do calor e do frio.
    Evite usar garrafas de água quente, almofadas quentes (ou frias) ou lençóis elétricos. Teste a temperatura da água antes de imergir os pés.
  • Use sempre meias e calçados confortáveis.
    Nunca ande descalço, mesmo dentro de casa. Escolha calçados que caibam bem e proteja os pés com meias que os mantenham secos. Verifique o interior dos calçados antes de colocá-los, para garantir que não tenham nada que possa irritar os pés.
  • Fale com o seu médico sobre feridas, bolhas, irritações, rachaduras ou mudanças nos pés, como cor, forma, temperatura ou dores. Procure a ajuda necessária, incluindo uma consulta junto de um podólogo.
  • Deixe de fumar. O tabaco reduz o fluxo sanguíneo para os pés, o que pode levar a complicações.

 

5 American Diabetes Association. (ADA) – Foot Care. Acesso à versão on-line em 24 de junho de 2018. http://www.diabetes.org/living-with-diabetes/complications/foot-complications/foot-care.html

113787-190508