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Fazer atividades físicas regularmente

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Fazer atividades físicas regularmente1

O exercício físico regular é uma parte importante do seu plano de administração do diabetes. Isso inclui qualquer atividade que aumente o consumo de energia, a frequência cardíaca e a respiração acima dos níveis normais em situações de repouso. A duração de uma atividade física pode ser de apenas 10 minutos, embora seja recomendada a prática de exercícios físicos por 30 minutos ou mais por dia, várias vezes por semana. São exemplos as caminhadas, a limpeza da casa, a dança, entre outros. Os exercícios físicos podem ajudar a aumentar o controle dos níveis de glicose no sangue, a manter o peso, a reduzir o risco de doenças cardíacas e a melhorar o bem-estar geral.

Cuidados: sempre tome alguns cuidados em relação aos exercícios físicos:

  • Se você está sedentário há algum tempo, fale com o seu médico antes de começar um programa de exercícios físicos.
  • Comece com exercícios leves e, se conseguir, vá aumentando a intensidade.
  • Verifique os níveis de glicose no sangue antes de começar os exercícios. Pode ser necessário consumir alguns carboidratos antes de começar, principalmente se você toma insulina e se os seus valores de glicemia forem inferiores a 100 mg/dL (5,6 mmol/L).
  • Tenha sempre à mão comprimidos de glicose ou outros carboidratos de rápida absorção (bebidas açucaradas, leite desnatado, doces e balas), caso os níveis de glicose baixem durante o exercício físico.
  • Use calçados adequados: tênis ou sapatos confortáveis.
  • Faça aquecimento e, quando estiver terminando de se exercitar, vá reduzindo lentamente a intensidade.
  • Verifique se os pés têm bolhas ou feridas antes e depois das atividades físicas, restringindo os exercícios conforme necessário.
  • Beba bastante água antes, durante e depois dos exercícios

Superando os obstáculos

Veja algumas dicas para evitar que certos obstáculos não o impeçam de ser mais ativo:

  • Estabeleça metas viáveis. Não se compare aos outros.
  • Esteja aberto a outras atividades. Desafie a si próprio à medida que for melhorando
  • Procure a ajuda de profissionais, caso tenha algum problema de saúde ou algum tipo de incapacidade física.
  • Defina uma hora específica para fazer exercícios e integre-a à sua rotina diária.
  • Encontre um parceiro para se exercitar com você, para ter mais motivação.
  • Encontre um local perto de casa e de fácil acesso para fazer exercícios.
  • Se não conseguir pagar a mensalidade de uma academia, considere comprar equipamentos baratos para casa, como cordas de alongamento, colchonetes, pesos, vídeos de exercício, ou utilize o seu próprio peso corporal para ganhar resistência.
  • Preste atenção a períodos longos de inatividade durante o dia: a cada 30 minutos, tente levantar-se e/ou andar um pouco, se possível.
  • Desafie-se a si mesmo à medida que for melhorando.

 

1 American Diabetes Association. (ADA) Standards of Medical Care in Diabetes–2018. Diabetes Care 2018; 41, Suppl. 1. Acesso à versão on-line em 6 de maio de 2018. http://care.diabetesjournals.org/content/diacare/suppl/2017/12/08/41.Supplement_1.DC1/DC_41_S1_Combined.pdf

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