Skip to main content

Alimentação e diabetes

Onetouch

Saber como a alimentação afeta os níveis de glicemia1

A alimentação tem um impacto direto nos níveis de glicose no sangue. Alguns alimentos aumentam os níveis de glicose mais do que outros. Uma parte importante do controle do diabetes é saber o que comer e quais as quantidades recomendadas, assim como seguir um plano de dieta adequado ao seu estilo de vida e que controle, ao mesmo tempo, os níveis de glicose no sangue. Os três principais nutrientes presentes nos alimentos são os carboidratos, as proteínas e as gorduras.

Carboidratos

Os carboidratos são os amidos, açúcares e fibras encontrados em alimentos como os grãos, frutas, vegetais, laticínios e doces. Eles aumentam os níveis de glicose mais rapidamente do que os outros nutrientes nosalimentos: proteínas e gorduras. Saber quais alimentos contêm carboidratos e a quantidade de carboidratos ingeridos numa refeição ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. É preferível escolher fontes saudáveis de carboidratos, como vegetais, frutas e cereais integrais (ricos em fibra), em vez de alimentos com adição de açúcares, gorduras e sal.

Proteínas

As proteínas são necessárias para uma dieta equilibrada e podem ajudar na sensação de saciedade. Ao contrário dos carboidratos, as proteínas não aumentam os seus níveis de glicose. No entanto, para evitar o aumento de peso, é importante controlar as quantidades de proteínas ingeridas. Como as proteínas fazem a insulina trabalhar mais rápido para pessoas com diabetes tipo 2, não é aconselhável tratar os baixos níveis de açúcar no sangue com shakes proteicos. A forma recomendada de tratar os baixos níveis de glicemia é ingerir 15 gramas de um carboidrato de rápida absorção que contenha glicose, como sucos, outras bebidas açucaradas e gel ou comprimidos de glicose.

Gorduras

As gorduras são necessárias para uma dieta equilibrada, especialmente gorduras saudáveis de peixe, castanhas ou sementes. Apesar de não aumentarem os níveis de glicose no sangue, as gorduras são altamente calóricas e, como tal, podem provocar aumento do peso.

Tente incluir os três tipos de nutrientes na sua dieta para equilibrar as suas refeições.

Faça escolhas saudáveis

O seu médico ou nutricionista pode ajudá-lo a criar um plano de alimentação correto e adequado ao seu estilo de vida.

Aqui estão algumas dicas para uma alimentação saudável:

Uma boa alimentação é tão saudável para diabéticos como para toda a família.

  • Aprenda a apreciar refeições regulares em quantidades adequadas. O seu médico pode ensiná-lo a ter uma alimentação saudável e em quantidades adequadas.
  • Consuma, a cada refeição, uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, incluindo gorduras saudáveis, carnes magras ou proteínas, cereais integrais e laticínios com baixo teor de gordura, tudo isto em quantidades adequadas.
  • Sempre que possível, prefira alimentos ricos em fibras, como as frutas, os legumes e os cereais integrais (farelo de trigo, massas e arroz integrais).
  • Experimente alimentos substitutos da carne, como lentilhas, feijão ou tofu.
  • Prefira bebidas não calóricas, como água ou chá e café sem açúcar.
  • Utilize substitutos do açúcar.
  • Faça refeições com baixo teor em sal.

Visualizar quantidade de comida recomendada: a resposta está nas suas mãos

As suas escolhas alimentares e as quantidades que ingere estão relacionadas aos níveis de glicose no sangue. Se você comer mais do que o recomendado, o seu nível de glicemia vai aumentar. Para controlar o diabetes, é fundamental saber controlar as porções de comida. Felizmente, você já possui as ferramentas para fazer isso: as suas mãos.

A Associação Canadense do Diabetes.3 criou um guia sobre as quantidades recomendadas de alimentos:

estimation_of_food_portion_sizes_-_portuguese.png

Estimation of Food Portion Sizes
Share Image: 
0

Compras saudáveis

Antes de ir às compras:

  • Planeje todas as refeições para um determinado período de tempo (ex.: vários dias da semana), incluindo uma variedade de alimentos dos diversos grupos alimentares.
  • Faça uma lista de compras, levando em conta as refeições planejadas.

No supermercado:

  • Siga à risca a sua lista de compras.
  • Nunca vá às compras com fome, pois terá a tentação de comprar alimentos menos saudáveis.
  • Evite os corredores centrais do supermercado. Circule nos corredores onde estão os alimentos frescos, como frutas e verduras, em vez de optar por produtos processados.
  • Evite bebidas açucaradas, doces ou batatas fritas.
  • Verifique os rótulos das embalagens para escolher as opções mais saudáveis.

 

1 American Diabetes Association. (ADA) Standards of Medical Care in Diabetes–2018. Diabetes Care 2018; 41, Suppl. 1. Acesso à versão on-line em 6 de maio de 2018. http://care.diabetesjournals.org/content/diacare/suppl/2017/12/08/41.Supplement_1.DC1/DC_41_S1_Combined.pdf

3 Canadian Diabetes Association (CDA) Portion Guide: Your hands can be very useful in estimation portions. Acesso à versão on-line em 25 de maio de 2018. https://www.diabetes.ca/diabetes-and-you/healthy-living-resources/diet-nutrition/portion-guide

113787-190508